" Reciclar é sinônimo de dar valor a vida.."

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Projeto

PROJETO: TRABALHANDO COM RECICLAGEM

Série: 3ª série (4º ano)
Tema: “Reciclar – Reaproveitar – Reutilizar”
Objetivo :
Estimular a participação dos alunos para a arrecadação de latas, garrafas, papéis e vidros.
Resgatar a importância do reutilizável.
Intensificar o tempo que o lixo demora para se decompor.
Diferenciar lixo orgânico de reciclável.
Compreender como se dá a utilização do lixo orgânico nas hortas, plantações (adubo)
Conhecer o processo do lixo orgânico da escola.
Enfatizar o cuidado com o meio ambiente e não a recompensa em prêmios que a turma terá.
Compreender a necessidade da reciclagem do lixo como forma de preservar o meio ambiente.
“Vestir” a idéia da reciclagem é uma idéia arrojada, futurista, buscando encontrar várias e novas possibilidades para o reaproveitamento do material reciclável.
Perceber a problematização do lixo, origem, destino, desperdício e reciclagem.
Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental na melhoria da qualidade de vida mostrando que há possibilidades de reutilização de materiais recicláveis na confecção, por exemplo, de roupas e acessórios de vestuário, bem como brinquedos, aliados a uma visão positiva, criativa, participativa e integrada a todos.
Refletir sobre a importância das três palavras Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
Proporcionar ao educando atividades pedagógicas que favoreçam nos alunos compreensão da importância como meio de sobrevivência, salientando também a importância do lixo orgânico como adubo.

Desenvolvimento:

Interagir com as aulas de redação, onde os alunos produzirão textos sobre a importância de reciclar. Colocando no jornal da escola, a melhor redação.
Deixar o representante de cada turma, responsável pela fiscalização da separação correta do lixo em sala de aula.
Definir quem ficará responsável pela contagem:
 O aluno passará nas salas averiguando a correta separação do lixo que poderá ser reciclado, deixando nas salas uma caixa encapada para colocar o lixo reciclável.

Realizar mensalmente pesagem do lixo produzido na escola. Colocar no mural esta estatística. Buscar fazer com que a produção de lixo diminua mensalmente.
Elaborar um jornal. Este terá notícia referente ao projeto, incluindo piadas, entretenimento, editorial...
Para definir o nome do jornal poderíamos abrir um concurso entre as 3ª séries, o nome mais criativo será escolhido como vencedor.
Criar um slogan para o projeto e no dia da abertura do projeto colocar uma faixa na frente da escola.
Sensibilizando assim os educadores para o respeito e cuidados com a vida, possibilitando a ação de atitudes coletivas  que garantam o desenvolvimento sustentável e harmônico da sociedade em relação à natureza.
Sistematizar “melhor’ do controle de arrecadação das latas, garrafas e papel. (Penso em os próprios alunos da 3ª série fazerem quando forem ver o lixo, após o recreio. Instruir apenas que venha contado)
Atividades que poderão ser desenvolvidas:
1- Teatro: Alunos explicando o projeto.
         A peça será composta por algumas crianças, onde cada tipo de “lixo” falará sua importância e qual lixo que é jogado.
         Assim os alunos aprenderão a separar o lixo.
2 – Os alunos explicarão como se dará o projeto
3 – Os alunos acompanharão as turmas em suas salas, entregarão uma caixa encapada para o lixo reciclado e colocarão uma plaquinha no lixo orgânico. Ainda na sala explicarão o cartaz que confeccionaram e o anexará na sala.
4 – Neste dia os alunos ficarão na entrada e na saída explicando brevemente o projeto e convidando a todos para participarem.
Colocar na frente da escola uma faixa com o slogan criado para o projeto.
Oficina realizada em grupo com os alunos da sala, utilizando materiais reciclável.
Realização de uma feira de Ciências com brinquedos  e outros objetos confeccionados pelos alunos para a finalização do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário